Criando a conexão com Banco de Dados - MySQL via NetBeans.

Após inserir Tratamento de Exceções em nossa aplicação, agora chega o momento de preparar a IDE NetBeans para acesso ao Banco de Dados MySQL.

Primeiros Passos

Verificar os softwares instalados na máquina:

Registrando o MySQL no NetBeans

Para Registrar o MySQL precisamos abrir a guia "Serviços". Caso ela não esteja aparecendo na lateral esquerda da tela clique no Menu Janela depois em Serviços conforme imagem:



Depois de abrir a guia serviços, clique com o botão direito do mouse na opção Banco de Dados e em seguida clique na opção "Registrar servidor MySQL", conforme imagem abaixo:



Importante: O Registro do MySQL para a Conexão só precisa ser feito uma única vez na IDE NetBeans. Após só é necessário Conectar o Banco de Dados a nossa aplicação.

Em seguida na guia Propriedade Básicas coloque a senha do BD juntamente com o usuário(padrão root). A senha que você deve inserir é a senha de instalação do MySQL, ou seja, a mesma que você utiliza para acessar o "MySQL Line Command".

Observação: Se o BD não possuir senha, basta deixar o campo em branco.



A guia Propriedades de Admin tem como função controlar o servidor MySQL. Segue abaixo o que deve ser preenchido em cada campo:

  • Caminho/URL para ferramenta admin: Local da aplicação de administração do MySQL. É um arquivo chamado MySQL Administrator na pasta bin do diretório de instação do MySQL.
  • Argumentos: Em branco.
  • Caminho do comando Iniciar: Local do comando iniciar do MySQL. É um arquivo chamado mysqld na pasta bin do diretório de instalação do MySQL.
  • Argumentos: Em branco.
  • Caminho do comando Interromper: Local do comando interromper do MySQL. É um arquivo chamado msqladmin na pasta bin do diretório de instalação do MySQL.
  • Argumentos: -u root stop

Segue o modelo conforme imagem abaixo:



Conectando ao Banco de Dados

Após finalizar os passos anteriores, na Guia Servições selecionamos a opção Servidor MySQL em Localhost 3306(desconectado). Clique com o botão direito e em seguida na opção Conectar conforme imagem.



Criando o Banco de Dados

Depois de iniciado e conectado ao MySQL através do NetBeans, hora de criar o nosso BD. Clicamos novamente com o botão direito em Servidor MySQL em Localhost 3306[root] e em seguida escolha a opção Criar banco de dados conforme imagem abaixo:



Preenchendo os Dados do Banco

Na caixa de diálogo a seguir informe o nome do banco de dados e clique em ok conforme a imagem:



Após terem criado o banco uma linha similar(ou igual a essa) vai estar disponível na tela do NetBeans na guia Serviços:



Clique no (+) que tem no canto esquerdo e surgirá as seguintes opções:



Criando a Tabela do Banco de Dados

Para criar a tabela do BD de acordo com a classe da aplicação, clicamos com o botão direito em cima de Tabelas. Existem duas maneiras de criar a tabela.

  • Criar Tabela: Criação feita através de uma caixa de diálogo assistente.
  • Executar Comando: Criação feita através de comandos SQL.

Selecione a opção Executa Comando, conforme imagem:



Inserindo Comandos SQL

Ao usar esse método de criação de tabela, uma nova guia será criada. Dentro da mesma você vai inserir os códigos SQL, conforme a imagem abaixo:



Executando o Comando SQL

Após a criação da tabela, podemos executá-la de três maneiras diferentes:

  • Clicamos no ícone Banco de Dados com uma seta verde.
  • Clicamos em cima da instrução com o botão direito do nosso mouse e escolhemos a opção Rodar Instrução.
  • Atalho: CTRL + SHIFT + E

Inserindo o Arquivo .jar

Para realizar a conexão do Java com o Banco de Dados precisamos inserir em nosso projeto o "MySQL Connector". Utilizamos de uma maneira mais fácil a conexão via JDBC, ou seja, precisamos adicionar no pacote Bibliotecas este conector para que o Java realize então a comunicação com o BD MySQL.

Download para o conector clique no link aqui.

Adicionando o Connector ao Projeto

Para inserir o conector clicamos com o botão direito do mouse no pacote Bibliotecas e em seguida "adicionar JAR/PASTA" conforme imagem abaixo:



Em seguida procuramos o conector em nosso Computador. Segue exemplo abaixo:



Importante: Seu conector deverá aparecer no Pacote Bibliotecas parecendo um poteconforme imagem abaixo:



Downloads

  • Essa aula deve ser feita em sua máquina.

Deseja ir onde ?