Menus em Swings

Até aqui criamos nossas aplicações em JFrame únicas, sem janelas secundárias, agora iremos criar também nosso primeiro Menu Principal que irá chamar as demais janelas de nosso sistema. O Menu principal vai ser criado com o componente JFrame, já as demais janelas não precisam ser JFrame pois o Menu Principal ja contém um método main e devido a isso as demais janelas serão JInternalFrame.

Vamos criar um JFrame vazio e colocar o seu nome de GuiMenuPrincipal conforme imagem abaixo:

JMenuBar

JMenuBar é a barra principal do menu e como padrão vem com dois JMenu inseridos "File" e "Edit". Para encontrar estes componentes procuramos na barra lateral da Paleta "Menus Swing" e após "Barra de Menu" conforme imagem abaixo:

JMenuItem

Para completar nosso Menu vamos adicionar "Itens de menu". Para adiciona-lo no projeto leve o Item de Menu até o menu desejado até que ele fique com o contorno laranja, sendo assim é só soltar o mouse e editar seu nome conforme imagem abaixo:

Como todos os outros componentes da aplicação mudamos o nome para nós desenvolvedores(nossas variável) e mudamos para o usuário também(propriedade text) conforme exemplo abaixo:

  • JMenuBar - jmb
  • JMenu - jm
  • JMenuItem - jmi

JDesktopPane

Componente utilizado para receber as janelas, ou seja, define que elas sejam iniciadas dentro dele não permitindo que sejam arrastadas para fora da sua janela principal. É conhecido como menu MDI(Multiple Document Interface).

Este componente se encontra na Paleta na guia Contêineres Swing com o nome de Painel da Área de Trabalho conforme imagem abaixo:

Importante: Se o Netbeans estiver sendo executado no Sistema Operacional Windows, a cor de fundo padrão do Painel da Área de Trabalho pode variar. No atual caso ela está azul. Não esqueça de mudar o nome da variável.

JInternalFrame

Para abrir a nossa primeira janela dentro do sistema vamos utilizar o painel Form JInternalFrame. Como o painel Form JFrame ja vem com o método main e se criarmos outro método main ao executar a JVM, ela não saberia qual das duas telas que seria executada.

Seguimos os seguintes passos: botão direito em cima do pacote visao depois Novo e após Outros confome imagem abaixo.

Importante: Na caixa de diálogo, selecione Form GUI Swing em seguida Form JInternalFrame, conforme imagem:

Nessa caixa de diálogo preencha com os seguintes dados:

Adicionando Eventos

Vamos adicionar os eventos Action Performed e Key Pressed no Item de menu criado confome na imagem abaixo:

Como os nossos eventos criados deverão ficar:

Método abrirMenuTeste

Com todos passos acima completos agora só falta criarmos o método responsável pela abertura da Form JInternalFrame em nosso Form JFrame conforme imagem abaixo:

Agora é só testar e verificar se não houve algum erro:

Downloads

Deseja ir onde ?