JRadioButton e ButtonGroup

JRadioButton

O JRadioButton é um componente do JAVA utilizado na criação de formulário/cadastro onde ocorre a necessidade de selecionar apenas uma única opção entre outras disponíveis.



Assim como os outros componentes, os JRadioButtons podem e devem ter a sua propriedade text e o nome de sua variável. Além disso devemos acrescentar mais uma propriedade chamada action command.

Para acessar essa propriedade deve-se clicar com o botão esquerdo em um dos JRadioButtons, após na Guia Outras Propriedades e em seguida clicar em actionCommand conforme exemplo na imagem abaixo:



Após achar a propriedade clique em "..." selecione a opção "Código personalizado" e preencha com o conteúdo do botão. Veja o exemplo do botão Médio e após faça para todos os JRadioButtons:



Ao rodar o programa agora irá perceber que nenhum dos JRadioButtons está marcado como padrão. Para isso ocorrer selecione o JRadioButton que deseja deixar marcado por padrão. Na guia "Propriedades", procure a propriedade "selected" e marque a caixa de seleção conforme imagem abaixo:



Importante: Somente um componente JRadioButton pode ter sua propriedade marcada como verdadeira na opção selected.

Ao testar novamente percebemos que mais de uma JRadioButton está sendo possível marcar. Para corrigir precisamos utilizar um novo componente chamado ButtonGroup.

ButtonGroup

Ao criar "um" (ou mais) JRadioButton é necessário a inserção de um outro componente, o ButtonGroup. Ele tem a função de unificar mais de um JRadioButton para que não sejam marcados mais de um por grupo.

O componente se encontra na Guia "Controles Swing" com o nome de "Grupo de Botões". Para alterar o nome da variável diferente dos outros componentes ele não fica visível, para isso é necessário ir até a aba "Navegador" e realizar a alteração. Lembrando pode-se alterar o nome de outros componentes pelo aba Navegador conforme imagem abaixo:



Após as alterações é necessário colocar os JRadioButtons todos em um mesmo ButtonGroup, basta selecionar o JRadioButton que deseja colocar no ButtonGroup e em seguida clicar na Guia "Propriedades" procurar a propriedade "buttonGroup" e selecione o grupo que deseja colocá-lo. Faça isso para todas os JRadioButtons conforme imagem abaixo:



Dica: Para saber se os JRadioButtons estão no mesmo ButtonGroup basta clicar com o botão esquerdo em um deles e perceber se há uma "Linha laranja" que ligará mais de um JRadioButton conforme a imagem:



Programando:

Agora é só adicionar o código que verifica qual botão selecionado no método cadastrar, assim como no limpar conforme imagem abaixo:



Downloads

Deseja ir aonde ?