Conhecendo os componentes básicos do Java Swing

A seguir vamos conhecer os seguintes componentes:

  • JFrame
  • JLabel
  • JTextField
  • JButton
  • JEvent

JFrame

O JFrame é uma classe que pertence ao pacote javax.swing, responsável pela criação e representação de Janelas. Qualquer classe que for criada e que possua um JFrame também será uma janela.

Para criar um Jframe seguimos os seguintes passos conforme imagem abaixo: > Clicar com o botão direito do mouse no pacote que desejado.



Após surgirá uma caixa de diálogo solicitando o nome do JFrame. Como padrão de identificação e melhor entendimento colocamos no início a sigla "GUI", "Gui", "UI" ou "Ui" do nome do JFrame.

O significado de "GUI" é Graphics User Interface.



JLabel

O JLabel é um componente utilizado para criar formulários, inserção de texto e até mesmo imagens.



Modificando os Textos

Alguns componentes inseridos na tela podem sofrer alterações, isso facilita na compreensão dos mesmos para o usuário. Para modificação seguimos os seguintes passos abaixo:

Clicar em "Propriedades" e em seguida alterar a opção "Text".



Campos de Texto - JTextField

JTextField é um componente responsável pela inserção dados a partir do usuário, ou seja, ao informar estes dados podemos buscar futuramente através de métodos pré-definidos. Lembrando que JTextField deve ter sua propriedade texto apagada, deixando assim o seu campo vazio, conforme imagem abaixo:



Métodos básicos para utilização do JTextField:

  • > getText(): String
  • > setText(String): void

GetText

Método que permite buscar o que foi digitado pelo usuário.

Vale lembrar que quando retornamos dados através do getText() eles chegam no sistema em forma de String. Para o sistema receber dados de algum outro tipo de atributo devemos utilizar os métodos Parses.

SetText

Método que permite enviar um conteúdo para o TextField. Ele também armazena uma String como argumento.

JButton

JButton é um componente responsável por criar um botão no JFrame, é também neste componente que criamos os Eventos. Quando iniciamos nossa aplicação e em seguida clicamos ou pressionamos a tecla enter o botão será acionado e algum método definido será executado.



Modificando as Variáveis

Após todos os componentes terem sido inseridos no Frame e já possuirem suas propriedades text alteradas, devemos também modificar o nome de suas variáveis para serem utilizadas nas classes futuras conforme imagem abaixo:



Existem algumas maneiras e atalhos para modificar o nome de cada variável.

Como padrão na programação e para fácil entendimento indicamos que os componentes utilizados na aplicação devem possuir uma nomenclatura, ou seja, sua escrita deverá ser a seguinte :


  • Componente JLabel - jlbNomeVariavel
  • Componente JTextField - jtNomeVariavel
  • Componente JButton - jbtNomeVariavel
  • Componente JLayeredPane - jlpNomeVariavel
  • Componente JCheckBox - jcbNomeVariavel ou jcNomeVariavel
  • Componente JRadioButton - jrNomeVariavel ou jrbNomeVariavel
  • Componente JList - jlistNomeVariavel ou jlistaNomeVariavel
  • Componente JTable - jtableNomeVariavel ou jtabelaNomeVariavel
  • Componente JComboBox - jcbNomeVariavel ou jcomboNomeVariavel

Evento - JEvent

Um evento é um método no Java que fica "escutando" o que o usuário está fazendo e pode ser colocado e qualquer componente.

Existem três elementos principais para o funcionamento dos eventos:

  • Origem do Evento: é responsável por interagir com o usuário.
  • Objeto do Evento: quando o usuário realiza algo relacionado ao evento o mesmo dispara algum trecho de código, uma referência a Origem do Evento
  • Ouvinte do Evento: é notificado pela Origem do Evento quando um Evento ocorre.

  • Os eventos mais utilizados são:

    • Action Performed
    • Focus Gained
    • Focus Lost
    • Item State Changed
    • Key Pressed
    • Key Released
    • Mouse Clicked

    Para inserir eventos nos componentes devemos seguir os seguintes passos:

    • Marcar o componente com o botão esquerdo do mouse
    • Após ir na guia Eventos conforme a imagem abaixo:



    Importante: Quando inserimos um evento no NetBeans automaticamente podemos observá-lo criado no código fonte. Sendo assim a cada Evento desejado deve-se repetir os mesmos passos.

    Como padrão na programação deveos inserir 2 Eventos nos botões utilizados:

    • Action Performed
    • Key Pressed

    Na imagem a seguir mostra como fica os eventos inseridos:



    Logo após criados os Eventos, precisamos criar também 2 métodos que serão chamados dentro desses eventos conforme imagem abaixo:



    Chamando os Métodos nos Eventos:

    Após a conclusão dos métodos devemos chamá-los dentro dos eventos criados conforme imagem abaixo:



    Evento KeyPressed

    Dentro de um Evento KeyPressed deve-se inserir um "if" para realizar um teste lógico, o qual é responsável por testar se um objeto "evt" que esta dentro dos ( ) será igual a tecla válida ENTER(VK_ENTER). Ao serem iguais o evento irá disparar o método dentro do "if".

    Importante: O evento Action Performed permite também que o usuário utilize a barra de espaço como padrão para marcar um botão como o evento.

    Na imagem abaixo pode-se observar como ficou a programação dentro de cada método:



    Extra - JLayeredPane

    O componente JLayeredPane é utilizado quando se deseja aplicar um efeito 3D na tela, ou seja, um componente JFrame sobre o outro deixando um modelo de Paineis em camadas.

    Podemos encontrá-lo também na Guia "Conteiners Swing", conforme imagem abaixo:



    Assim como os outros componentes o JLayeredPane possui Propriedades para modificação como bordas, borda com título, tamanhos e fontes. Para trocar a borda por exemplo, basta ir até "propriedades" e clicar na opção "border" conforme a imagem abaixo:




    Na imagem abaixo observe um exemplo de projeto com bordas e titulos




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