Método Alterar - Alterando registros no BD

Pacote DAO

Agora vamos criar na classe AlunoDAO o método alterarAluno().

Esse método não possuirá retorno e terá como parâmetro um objeto da classe AlunoVO e será responsável por alterar um registro do banco de dados de acordo com o idaluno selecionado na tabela dos mesmos.

Veja abaixo a imagem:



Pacote Servicos

No pacote servicos na classe AlunoServicos vamos criar um método chamado alterarAluno() e terá como parâmetro um objeto da classe AlunoVO no qual irá vir os dados do aluno que será alterado.

Veja abaixo a imagem:



Alterações na Classe GuiManAluno

Antes de tudo vamos preparar a tela para assim começarmos a programar:

  • 2 jButton - Alterar Aluno e Confirmar Alteração
  • 2 jLayeredPane - Alterações e Ações
  • 3 jLabel - Código, Nome e Nota Final
  • 3 jTextField - Código, Nome e Nota Final

Veja a imagem abaixo:



No pacote visao na classe GuiManAluno vamos criar um método chamado alterar(). No método criaremos um if que irá verificar se algum registro foi selecionado na tabela. Caso tenha selecionado ele pegará o registro e colocará nos EditText respectivos acima.

Segue imagem:



Ainda na classe GuiManAluno vamos criar o método confirmarAlteracao() que será responsável por criar um objeto da classe AlunoVO, setar valores para os atributos da classe e logo após enviará o objeto da mesma para o método alterarAluno() da classe AlunoServicos.

Veja abaixo a imagem:



Como padrão todos os novos jButtons que você adicionou no projeto deverá conter os dois eventos:

  • ActionPerformed
  • KeyPressed

Após, você deve adicionar os métodos criados acima em seus respectivos botões como a imagem abaixo:



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