Método Filtrar - Pesquisando registros no BD.

Pacote dao


Agora vamos criar na classe AlunoDAO o método filtrarAluno().

Neste método terá um retorno do tipo ArrayList e o comando select seguido de uma query que virá por parâmetro dependendo de qual opção de filtro o usuário selecionou para visualizar seus registros na tela. Nesta query irá conter uma parâmetro com a cláusula where. Veja o exemplo na imagem abaixo:



Pacote servicos


No pacote servicos na classe AlunoServicos vamos criar um método filtrarAlunos() que terá como parâmetro uma variável query do tipo String. Este método irá retornar o método fltrarAluno() criado na classe AlunoDAO cujo seu retorno será ArrayList do tipo AlunoVO. Segue abaixo o conteúdo da classe AlunoServicos.



Alterações na classe GuiManAluno


Na classe GuiManAluno faremos as seguintes alterações:


Vamos criar em nossa tela GuiManAluno um Painel em Camadas na parte superior da tela contendo uma campo de texto para receber o que o usuário digitou e um ComboBox com todas as opções de filtro. Veja na imagem abaixo:



Ainda na classe GuiManAluno vamos criar um comando para filtrar os registros selecionados pelo usuário. Neste método irá conter uma verificação se há registros inseridos na tabela. Caso esteja vazia a tabela iremos preencher os campos. Veja o Exemplo logo abaixo na imagem.

Criaremos também a função do ComboBox verificando qual opção o usuário selecionou para filtro utilizando a cláusula where seguido da instrução like % para buscar a String digitada.



Segue abaixo o que você deve inserir no evento KeyReleased. Este evento tem por função verificar quando uma tecla é solta pelo usuário. Dentro deste evento vamos inserir dois métodos, são eles: filtrar() e limparTabela() criado na aula do método Buscar de Registros.



Downloads

Deseja ir aonde ?