Revisando Lógica de Programação

Lógica

É uma forma de organizar os pensamentos e demonstrar o raciocínio de maneira correta. A Lógica de Programação serve para desenvolver o raciocínio necessário para a criação de programas de computadores nas diferentes linguagens. Ex: Java, PHP, C etc.

Instruções

São determinações definidas para a realização ou emprego de algo. Na Linguagem de programação é o que indica a um computador uma ação que deverá ser executada.

Linguagem Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Sun Micro Systems. Modelada depois de C++, a linguagem Java foi projetada para ser pequena simples e portável a todas as plataformas e sistemas operacionais, tanto o código fonte como os binários. Esta portabilidade é obtida pelo fato da linguagem ser interpretada, ou seja, o compilador gera um código independente de máquina chamado Byte-code.

Atualmente o principal kit de desenvolvimento Java é o 8, elaborada sempre pela SUN, que em 2009 foi comprada pela Oracle, o 7 é referente a versão do JDK.

Características Importantes

  • 97% dos Desktops Corporativos executam o Java
  • 89% dos Desktops (ou Computadores) nos EUA Executam Java
  • 9 Milhões de Desenvolvedores de Java em Todo o Mundo
  • A Escolha Nº 1 para os Desenvolvedores
  • Plataforma de Desenvolvimento Nº 1
  • 3 Bilhões de Telefones Celulares Executam o Java
  • 100% dos Blu-ray Disc Players Vêm Equipados com o Java
  • 125 milhões de aparelhos de TV executam o Java

NetBeans IDE

É um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela Sun Microsystems gratuito e integrado de código aberto. Pode ser executado em diversas plataformas como: Windows, Linux, MacOS. É uma ferramenta que auxilia programadores e escrever, compilar, debugar e instalar aplicações. Além de executar programas em Java o NetBeans suporta também as linguagens C, C++, PHP, XML e HTML.

Instalação

Além de ser escrito em Java, o NetBeans é independente de plataforma, funciona em qualquer sistema operacional que suporte a máquina virtual Java (JVM). Vale lembrar que é importante estar com o JAVA atualizado no computador.

Caso não tenha o Java instalado (JDK - Java Development Kit, ou seja, Kit de Desenvolvimento Java) Podemos encontrar o download direto no link abaixo:

http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html

Criando o primeiro Projeto na IDE.

Arquivo > Novo Projeto > Aplicação Java.

Nome e Localização: Aula01 > desmarcar “Criar Classe Principal” > Finalizar.

(Obs. Definir onde será salvo o projeto na guia Pasta do Projeto)

Criando os pacotes para as classes do Exercício

O Java além de ser também uma linguagem Orientada a Objetos pode ser trabalhado com um padrão de projetos: Exemplo (MVC – Modelo, Visão e Controle).

Pacotes de Código – fonte > pacote default > botão direito > Novo > Pacote Java.

De início criamos dois pacotes: Modelo (contém todas as classes do projeto) e Visão (contém todas as telas que aparecerão ao usuário).

Criando as Classes: Calculadora e Teste

Referências

O que é java? https://www.java.com/pt_BR/about/whatis_java.jsp

NetBeansIDE https://netbeans.org/

Deseja ir aonde ?